sexta-feira, 3 de outubro de 2014

UM GRANDE ABRAÇO AO RIO LIMA!

Cerca de quatrocentos alunos da Escola Básica de Ponte de Lima (EB1 e Jardim de Infância), participaram na V edição do "Abraço ao Rio Lima", procurando desta forma ajudar a sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de preservar o Rio Lima, o maior e mais importante recurso ambiental do concelho. O entusiasmo das crianças e a sua adesão à iniciativa são a melhor avaliação do envolvimento da escola, desde a primeira edição, neste evento que contou com cerca de 1000 participantes de escolas do concelho e de Xinzo de Limia, a localidade onde nasce o nosso Lima e que se associa também a este evento.
No início da manhã, durante a receção à comitiva galega, realizada no Auditório Rio Lima, atuaram o Clube de Música da Escola EB 23 António Feijó e um grupo de trompetes da Academia de Música. Antes, no exterior, foi representada a Lenda do Rio Lethes por um grupo de alunos do Centro Educativo das Lagoas. Nas intervenções oficiais, foi evidente a vontade dos municípios de Ponte de LIma e Xinzo em manter o intercâmbio entre as duas localidades, no ano em que a geminação atinge os 30 anos.
As escolas participantes no abraço elaboraram uma série de telas, subordinadas ao tema "Rio Lima", tendo a Escola Básica de Ponte de Lima obtido os segundo e terceiro prémios.
Nos dias 1 e 2 de outubro, durante a presença da comitiva de Xinzo, pertencente aos Colégios Carlos Casares e Rosalia de Castro, as três turmas do 4.º ano do C. E. de Ponte de Lima acompanharam-nos nas visitas ao Centro Histórico, Quinta de Penteeiros e Foz do Rio Lima, em Viana do Castelo.
Em março a Escola Básica de Ponte de Lima espera retribuir a visita dos colegas de Xinzo, com uma visita à nascente do Lima, esse rio que inspirou tantos poetas e nos une!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário