quinta-feira, 20 de março de 2014

MAIS UM GRANDE ABRAÇO!

No dia 12 de março, três turmas do 3.º ano de escolaridade da Escola Básica de Ponte de Lima e uma do Centro Educativo das Lagoas, num total de cerca de 100 alunos, deslocaram-se até Xinzo de Limia, Orense, Espanha para mais uma jornada de trabalho, aprendizagem e convívio, onde foi trabalhado o tema Rio Lima, curso de água que une das duas localidades, Xinzo de Limia onde nasce e Ponte de Lima, onde passa e deu nome à Vila. Esta é já a segunda vez que uma delegação da Escola Básica de Ponte de Lima se desloca àquela localidade galega, depois da primeira experiência levada a cabo em 2013.
Foi uma jornada de convívio e conhecimento, com um passeio junto ao primeiro afluente do Rio Lima, o Rio Faramontaos e a visita a alguns monumentos locais, como o Mosteiro do Bon Xesús e a Torre de Pena, de onde se vislumbra toda a Lagoa de Antela.
Durante a visita foi ainda recolhida uma amostra de água na nascente do Rio Lima, que servirá de amostra de controlo para um trabalho de análise da qualidade da água, que os alunos do 4.º ano de escolaridade estão a realizar num troço do Rio Lima, no âmbito do Projeto Rios e de um trabalho de ciências experimentais que está a ser levado a cabo na escola.
No final da jornada teve lugar no Centro Cultural local um pequeno espetáculo com a atuação de de um grupo de gaitas galegas, crianças e jovens locais e dos dois centros educativos do nosso concelho, que encerrou com o hino de Ponte de Lima, superiormente interpretado pelos 72 alunos que se deslocaram da Escola Básica de Ponte de Lima.
No momento solene, usaram da palavra o responsável local da cultura, a representante do Município de Ponte de Lima e os responsáveis das escolas portuguesas. Nesse momento usou da palavra o Diretor do Agrupamento de Escolas António Feijó, Professor José António Silva, que agradeceu a forma como os alunos limianos foram recebidos, oferecendo toda a sua disponibilidade para que estes intercâmbios sejam mantidos e aprofundados.
Pela forma carinhosa como a delegação de Ponte de Lima foi recebida em Xinzo de Limia, fica o agradecimento ao Ayuntamiento local e aos Colexios Carlos Casares e Rosalia de Castro, nossos parceiros neste intercâmbio, que deverão visitar Ponte de Lima durante mais uma edição do "Abraço ao Rio Lima", que terá lugar em outubro do corrente ano. O agradecimento é extensivo ao Município de Ponte de Lima pelo apoio dado a esta iniciativa.
Esta iniciativa, insere-se no trabalho de cooperação entre os Municípios de Ponte de Lima e Xinzo de Limia, localidades que estão geminadas, sob os auspícios do "Abraço ao Rio Lima", organizado pela Paisagem Protegida das Lagoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário